Guia SEGCI - Portal de Segurança Contra Incêndio

Você está em:
Figura 5.3.2.1.5.1: Variação da densidade do sistema de chuveiros do teto com a altura de armazenagem

Para fins de projeto, a maior pressão de descarga no chuveiro mais remoto hidraulicamente deve ser 6,6 bar (95 psi).

Figura 5.3.2.1.5.1: Variação da densidade do sistema de chuveiros do teto com a altura de armazenagem

 

Figura 5.3.2.1.5.7: Ajuste à área de operação do sistema de chuveiros devido à distância livre entre o topo da carga e o teto Tabela 5.3.2.1.5.3: Ajuste da densidade do sistema de chuveiros do teto devido à altura de armazenagem e existência de chuveiros internos na estrutura porta-paletes

 

 

Treliças de madeira sob piso

1) Quando chuveiros de gotas grandes com K=11.2 forem instalados sob pisos com treliças de madeira, sua pressão mínima de operação deve ser 3,4 bar (50 psi);

2) Quando cada espaço vazado, das treliças de madeira são totalmente protegidos em profundidade, em intervalos que não excedam 6,1 m (20 ft), podem ser usadas as pressões mais baixas especificadas na Tabela 5.2.3.2.1(a)

A área de operação deve ser retangular e o comprimento de seu lado paralelo aos ramais deve ser equivalente a pelo menos 1,2 vezes o valor da raiz quadrada da área formada pelos chuveiros que devem ser incluídos na área de operação. Qualquer fração de chuveiro deve ser incluída na área de operação.

Sistemas de ação prévia

1) Para fins de uso das Tabelas 5.3.2.2.1(a) e 5.3.2.2.1(b), os sistemas de ação prévia devem ser classificados como sistemas de tubo seco;

2) O sistema de ação prévia pode ser tratado como um sistema de tubo molhado quando puder ser demonstrado que o sistema de detecção que o aciona permite que a água atinja os chuveiros quando estes entrarem em operação.

O diâmetro nominal dos ramais (incluindo niples de elevação) deve cumprir com os seguintes pontos:

1) Os diâmetros dos tubos não devem ser menores que 33 mm (1 ¼ in) nem maiores que 51 mm (2 in) ;

2) As tubulações de início do ramal podem ter diâmetro de 64 mm (2 ½ in) ;

3) Quando os ramais forem maiores que 51 mm (2 in) , o chuveiro será alimentado por um niple de elevação para elevá-lo 330 mm (13 in) no caso de tubos de 64 mm 2 ½ in), e 380 mm (15 in), no caso de tubos de 76mm (3 n). Essas medidas devem ser tomadas entre o eixo longitudinal do tubo e o defletor. Outra opção é fazer um deslocamento horizontal do chuveiro de, no mínimo, 305 mm (12 in).

Elementos estruturais de aço em edifícios não necessitam proteção especial quando as Tabelas 5.3.2.2.1(a) e 5.3.2.2.1(b) forem aplicadas.

Tabela 5.3.2.1.6: Duração do reservatório para proteção de armazenagem em estruturas porta-paletes de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura

Tabela 5.3.2.2.1(a): Parâmetros de projeto para a proteção de mercadorias Classe I até Classe IV armazenadas em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas sem prateleiras sólidas até 7,6 m (25 ft) utilizando chuveiros de gotas grandes

Tabela 5.3.2.2.1(b): Parâmetros de projeto para a proteção de mercadorias Classe I até Classe IV armazenadas em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas sem prateleiras sólidas até 7,6 m (25 ft) utilizando chuveiros de controle para aplicações específicas (K = 16,8)

Tabela 5.3.2.3.1 Parâmetros de proteção para armazenagem em estruturas porta-paletes sem prateleiras sólidas de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura utilizando chuveiros ESFR

5.3.2.3 Parâmetros de proteção para armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes utilizando chuveiros ESFR

5.3.2.3.1 A proteção de áreas de armazenagem de mercadorias Classe I a Classe IV em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas deve ser feita de acordo com a Tabela 5.3.2.3.1.

A proteção com chuveiros ESFR não pode ser aplicada a:

1) Armazenamento em estruturas porta-paletes com prateleiras sólidas;

2) Armazenamento em estruturas porta-paletes envolvendo caixas ou recipientes abertos combustíveis.

5.3.2.3.2 Os sistemas de detecção, bombas de líquido gerador de espuma, geradores e outros componentes considerados essenciais para a operação do sistema devem ter uma fonte de energia de emergência aprovada.

5.3.2.3.3 Sistemas com chuveiros ESFR devem ser projetados de modo que a pressão mínima de operação não seja inferior à indicada na Tabela 5.3.2.3.1 para o tipo de armazenagem, mercadoria, altura de armazenagem e altura de edifício.

5.3.2.3.4 A área de operação deve ter os 12 chuveiros com maior demanda hidráulica, consistindo de 4 chuveiros em 3 ramais. A área deve ter, no mínimo, 89 m² (960 ft²).

5.3.2.3.5 Para fins de cálculo hidráulico, quando houver chuveiros ESFR instalados acima e abaixo de obstruções, a descarga de até 2 chuveiros em um dos níveis deve ser somada à descarga do outro nível.

5.3.2.4 Parâmetros de proteção para armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes utilizando chuveiros internos.

5.3.2.4.1 Localização de chuveiros internos para a proteção de armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes.

Em estruturas porta-paletes simples e duplas sem prateleiras sólidas, os chuveiros internos devem ser instalados conforme indicado na Tabela 5.3.2.1.2.

Em estruturas porta-paletes múltiplas com profundidade inferior a 4,9 m (16 ft) e corredores com largura de 2,4 m (8 ft) ou maior, os chuveiros internos devem ser instalados conforme indicado na Tabela 5.3.2.1.3.

Em estruturas porta-paletes múltiplas com profundidade superior a 4,9 m (16 ft) ou com corredores com largura inferior a 2,4 m (8 ft), os chuveiros internos devem ser instalados conforme indicado na Tabela 5.3.2.1.4.

Quando for instalado somente um nível de chuveiros internos para mercadorias armazenadas até 7,6 m (25 ft) de altura, os chuveiros devem ser instalados no primeiro andar da estrutura porta-paletes, na metade, ou acima da metade da altura de armazenagem.

Quando for instalado somente um nível de chuveiros internos para mercadorias armazenadas até 7,6 m (25 ft) de altura, os chuveiros devem ser instalados no primeiro andar da estrutura porta-paletes, na metade, ou acima da metade da altura de armazenagem.

5.3.2.4.2 Espaçamento de chuveiros internos para a proteção de armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes.

O espaçamento horizontal máximo de chuveiros internos em estruturas porta-paletes simples e duplas com mercadorias não encapsuladas até 7,6 m (25 ft) de altura deve ser feito conforme indicado na Tabela 5.3.2.4.2.1.

Quando o material armazenado for encapsulado, o espaçamento horizontal máximo será de 2,4 (8 ft).

O espaçamento horizontal máximo de chuveiros internos em um mesmo ramal, em estruturas porta-paletes múltiplas com mercadorias encapsuladas e não encapsuladas até 7,6 m (25 ft) de altura, não deve ser superior a 3,7 m (12 ft), no caso de mercadorias Classe I, II ou III, e 2,4 m (8 ft) no caso de mercadorias Classe IV. As áreas máximas por cada chuvei ro devem ser 9,3 m² (100 ft²), no caso de mercadorias Classe I, II ou III, e 7,4 m² (80 ft²)para mercadorias Classe IV. A vista em planta da estrutura porta-paletes deve ser considerada para a determinação da área de cobertura de cada chuveiro. Os corredores não devem ser incluídos nos cálculos de área.

A altura dos defletores dos chuveiros internos com relação ao material armazenado não precisa ser levada em conta nas estruturas porta-paletes simples e duplas até 6,1 m (20 ft) de altura.

Em estruturas porta-paletes simples e duplas sem prateleiras sólidas com mercadorias armazenadas a mais de 6,1 m (20 ft) de altura, ou em estruturas porta-paletes múltiplas, ou em estruturas porta-paletes simples e duplas com prateleiras sólidas e altura de armazenagem até 7,6 m (25 ft), deve ser mantida uma distância vertical livre mínima de 152,4 mm (6 in) entre os defletores dos chuveiros internos e o topo do material armazenado em cada andar da estrutura. A descarga dos chuveiros não deve ser obstruída pelos elementos estruturais horizontais do porta-paletes.

Em estruturas porta-paletes múltiplas, deve ser mantida uma distância de 152,4 mm (6 in) entre os defletores dos chuveiros internos e o topo do material armazenado em cada andar da estrutura.

O espaçamento dos chuveiros instalados dentro de estruturas porta-paletes não deve levar em conta os montantes da estrutura.

5.3.2.4.3 Demanda de água de chuveiros internos para a proteção de armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes

A demanda de água dos chuveiros internos deve ser baseada na operação simultânea dos chuveiros mais remotos hidraulicamente:

1) 6 chuveiros, quando somente um nível for instalado em estruturas porta-paletes com mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III;

2) 8 chuveiros, quando somente um nível for instalado em estruturas porta-paletes com mercadorias Classe IV;

3) 10 chuveiros (5 em cada um dos níveis mais altos), quando mais de um nível for instalado em estruturas porta-paletes com mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III;

4) 14 chuveiros (7 em cada um dos 2 níveis mais altos), quando mais de um nível for instalado em estruturas porta-paletes com mercadorias Classe IV.

5.3.2.4.4 Quando uma estrutura porta-paletes, devido a seu comprimento, necessitar um número menor de chuveiros internos do que o especificado em 5.3.2.4.3.1(1) até 5.3.2.4.3.1(4), somente os chuveiros de uma única estrutura porta-paletes precisam ser incluídos no cálculo.

5.3.2.4.5 Pressão de descarga de chuveiros internos para a proteção de armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes. A pressão de descarga dos chuveiros internos nunca deve ser inferior a 1 bar (15 psi), independentemente do tipo de mercadoria.

Tabela 5.3.2.4.2.1: Espaçamento de chuveiros internos para mercadorias Classe I, II, III e IV armazenadas em estruturas porta-paletes a até 7,6 m (25 ft) de altura

5.3.2.5 Parâmetros especiais de proteção para armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes

5.3.2.5.1 Prateleiras vazadas

As prateleiras vazadas devem ser consideradas equivalentes a prateleiras sólidas quando as exigências de 5.3.2.5.1 não forem atendidas.

Estruturas porta-paletes simples e duplas com prateleiras vazadas podem ser protegidas por sistemas de tubo molhado capazes de fornecer no mínimo uma densidade de 24,5 L/min/m² (0.6 gpm/ft²) sobre uma área mínima de 186 m² (2000 ft²), ou por sistemas com chuveiros ESFR de K=14,0 operando à pressão mínima de 3,5 bar (50 psi), com chuveiros ESFR de K=16,8 operando à pressão mínima de 2,2 bar (32 psi), ou chuveiros ESFR de K=25,2 operando à pressão mínima de 1,1 bar (15 psi), desde que todas as condições a seguir sejam atendidas:

1) Os chuveiros devem ser do tipo spray com fator K igual 11,2, 14,0 ou 16,8 e com temperatura de operação ordinária, intermediária ou alta, e devem ser certificados para proteção de áreas de armazenagem, ou devem ser chuveiros ESFR com fator K igual a 14,0, 16,8 ou 25,2;

2) As mercadorias protegidas devem ser limitadas a Classes I-IV, plásticos Grupo B e C, plásticos Grupo A em caixas de papelão (expandido e não expandido), e plásticos Grupo A expostos (não expandidos);

3) As prateleiras vazadas devem ser feitas com ripas de espessura nominal mínima de 51 mm (2 in) e largura nominal mínima de 152 mm (6 in), fixadas por espaçadores que garantam uma abertura mínima de 51 mm (2 in) entre cada ripa;

4) Quando forem usados chuveiros com K igual a 11.2, 14.0 ou 16.8, não deve haver prateleiras vazadas na estrutura porta-paletes acima do nível de 3,7 m (12 ft). Telas metálicas (mais que 50% de abertura) podem ser usadas nos níveis acima de 3,7 m (12 ft) de altura;

5) Devem ser mantidos vãos verticais transversais de pelo menos 76mm (3 in) de largura a cada 3,1 m (10 ft) medidos horizontalmente;

6) Devem ser mantidos vãos verticais longitudinais de pelo menos 152 mm (6 in) de largura em estruturas porta-paletes duplas. Vãos verticais longitudinais não são necessários quando forem usados chuveiros ESFR;

7) Os corredores devem ter largura mínima de 2,3 m (7½ ft);

8) A máxima altura do telhado deve ser 8,2 m (27 ft), ou 9,1 m (30 ft)quando forem utilizados chuveiros ESFR;

9) A máxima altura de armazenagem permitida deve ser 6,1 m (20 ft);

10) Compensado ou materiais similares não devem ser colocados sobre as prateleiras vazadas de modo que os espaços de 51 mm (2 in) entre ripas sejam bloqueados, nem devem ser colocados sobre as prateleiras de telas metálicas.

5.3.2.5.2 Densidade de sistemas de chuveiros de teto com espuma de alta expansão. Quando sistemas de espuma de alta expansão forem usados juntamente com sistemas de chuveiros de teto, a densidade mínima dos chuveiros de teto deve ser 8,2 L/min/m² (0,2 gpm/ft²) para mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, ou 10,2 L/min/m² (0,25 gpm/ft²) para mercadorias Classe IV, para a área de operação de 186 m² (2000 ft²) mais remota hidraulicamente.

Quando sistemas de espuma de alta expansão forem usados juntamente com sistemas de chuveiros de teto, o máximo tempo de submersão deve ser 7 minutos para mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, e 5 minutos para mercadorias Classe IV.

Quando sistemas de espuma de alta expansão forem usados sem sistemas de chuveiros, o máximo tempo de submersão deve ser de 5 min para mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, e 4 min para mercadorias Classe IV.

5.3.3 Parâmetros de proteção para armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes
5.3.3.1 Parâmetros de proteção para armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas, com distância livre de 3,1 m (10 ft) entre o teto e o topo da carga, utilizando chuveiros de controle densidade-área.

5.3.3.1.1 Plásticos devem ser protegidos de acordo com a Figura 5.3.3.1.1. Essa árvore de decisões também deve ser usada para determinar a proteção de mercadorias que não são rigorosamente classificadas como plásticos Grupo A, mas que contêm quantidades desses plásticos que as torna mais perigosas do que mercadorias Classe IV. Os parâmetros de projeto indicados em 5.3.3.1 para armazenagem de plásticos em estruturas porta-paletes simples e duplas devem ser utilizados quando os corredores tiverem largura de 1,0 m (3,5 ft) ou mais. Caso os corredores tenham largura inferior a 1,0 m (3,5 ft), a proteção deve ser adequada para estruturas porta-paletes múltiplas.

5.3.3.1.2 Os parâmetros de projeto de sistema de chuveiros para a proteção de plásticos Grupo A armazenados até a altura de 1,5 m (5 ft) devem ser os parâmetros especificados em 5.1.10 para armazenagem mista.

5.3.3.1.3 Os plásticos, Grupo A, fluentes e plásticos Grupo B devem ser protegidos da mesma maneira que as mercadorias Classe IV.

5.3.3.1.4 Os plásticos, Grupo C, devem ser protegidos da mesma maneira que as mercadorias Classe III.

5.3.3.1.5 A demanda de água dos chuveiros de teto, dada em termos de densidade [gpm/ft² (L/min/m²)] e área de operação [ft² (m²) do teto], para plásticos Grupo A em caixas de papelão, encapsuladas ou não, em estruturas porta-paletes simples, duplas ou múltiplas, devem ser selecionadas das Figuras 5.3.3.1.5(a) até 5.3.3.1.5(f). É permitida a interpolação linear de densidades e áreas de aplicação entre alturas de armazenagem com mesma distância livre entre o teto e o topo da carga. Não é permitida a interpolação entre distâncias livres entre o teto e o topo da carga.

5.3.3.1.6 Armazenagem em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas até 3,1 m (10 ft) de altura, com distância livre teto-topo da carga de até 3,1 m (10 ft).

As estratégias de proteção utilizando somente chuveiros de teto, conforme mostrado na Figura 5.3.3.1.5(a), são aceitáveis para armazenagem em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas.

5.3.3.1.7 Armazenagem em estruturas porta-paletes simples e duplas com mais de 3,1 m (10 ft) até 4,6 m (15 ft) de altura, com menos de 5 ft (1,25 m) de distância livre teto-topo da carga.

5.3.3.1.7.1 As estratégias de proteção utilizando somente chuveiros de teto, conforme mostrado na Figura 5.3.3.1.5(b), são aceitáveis somente para armazenagem em estruturas porta-paletes simples e duplas.

Figura 5.3.3.1.1: Árvore de decisão

5.3.3.1.8 Estruturas porta-paletes simples e duplas com altura maior que 3,1 m (10 ft) Até 4,6 m (15 ft) e com distância livre teto-topo da carga variando entre 1,5 m e 3,1 m (5 ft e 10 ft), e estruturas porta-paletes simples e duplas com altura até 6,1 m (20 ft) e com distância livre teto-topo da carga menor que 1,5 m (5 ft). As estratégias de proteção utilizando somente chuveiros de teto, conforme mostrado nas Figuras 5.3.3.1.5(c) e 5.3.3.1.5(d) são aceitáveis somente para armazenagem em estruturas porta-paletes simples e duplas.

5.3.3.1.9 Armazenagem em estruturas porta-paletes múltiplas com 3,1 m (15 ft)de altura e distância livre teto-topo da carga menor que 1,5 m (5 ft) quando for utilizada a estratégia de proteção somente com chuveiros de teto, conforme mostrado na Figura 5.3.3.1.5(b), para a proteção de armazenagem em estruturas porta-paletes múltiplas, a densidade a ser usada deve ser 24,5 L/min/m² (0.6 gpm/ft²) sobre 186 m² (2000 ft²). A combinação de chuveiros de teto e chuveiros internos especificada na Figura 5.3.3.1.5(b) pode ser usada como alternativa.

 

Figura 5.3.3.1.5(a): Altura de armazenagem: 5 ft a 10 ft (1,5 m a 3,10 m)

Figura 5.3.3.1.5(b): Altura de armazenagem: 4,6 m (15 ft); distância livre teto-topo da carga: Até 10 ft (1,5 m para 3,1 m)

Figura 5.3.3.1.5(c): Altura de armazenagem: 4,6 m (20 ft); Distância livre teto-topo da carga: menor que 1,5 m (5 ft)

 

Figura 5.3.3.1.5(d): Altura de armazenagem: 20 ft (4,6 m); distância livre teto-topo da carga: 5 ft a 10 ft (1,5 m a 3,1 m)

Figura 5.3.3.1.5(e): Altura de armazenagem: 7,6 m (25 ft); distância livre teto-topo da carga: menor que 1,5 m (5 ft)

Figura 5.3.3.1.5(f): Altura de armazenagem: 7,6 m (25 ft); distância livre teto-topo da carga: 1,5 m a 3,1 m (5 ft a a 10 ft)

5.3.3.1.9.1 Armazenagem em estruturas porta-paletes múltiplas com 3,1 m (15 ft)de altura e 3,1 m (10 ft) de distância livre teto-topo da carga; e com 6,1 m (20 ft) de altura e menos de 1,5 m (5 ft) de distância livre teto-topo da carga as estratégias de proteção utilizando somente chuveiros de teto, conforme mostrado nas Figuras 5.3.3.1.5(c) e 5.3.3.1.5(d), não são permitidas para estruturas porta-paletes múltiplas. Somente a combinação especificada de chuveiros de teto e internos deve ser usada.

5.3.3.2 Parâmetros de proteção para proteção de armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes utilizando chuveiros ESFR e chuveiros de controle para aplicação específica

5.3.3.2.1 A proteção de plásticos não expandidos armazenados em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas sem prateleiras sólidas deve ser feita conforme a Tabela 5.3.3.2.1(a) ou Tabela 5.3.3.2.1(b).

5.3.3.2.2 Quando for exigida proteção com chuveiros internos pelas Tabelas 5.3.3.2.1(a) e 5.3.3.2.1(b), o espaçamento, pressão de projeto e parâmetros de cálculo hidráulico dos chuveiros internos devem atender aos requisitos de 5.3.2.4, conforme o tipo de mercadoria.

5.3.3.2.3 A mínima pressão de operação e o número de chuveiros a serem incluídos na área de operação deve ser determinada pelas Tabelas 5.3.3.2.1(a) e 5.3.3.2.1(b), ou conforme indicado por outras normas, exemplo: NFPA.

Para fins de projeto, a maior pressão de descarga no chuveiro mais remoto hidraulicamente deve ser 6,6 bar (95 psi).

Tabela 5.3.3.1.11: Duração do reservatório para proteção de armazenagem de plásticos em estruturas porta-paletes até 7,6 m (25 ft) de altura

Tabela 5.3.3.2.1(a): Parâmetros de projeto para a proteção de plásticos armazenados em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas sem prateleiras sólidas até 7,6 m (25 ft) utilizando chuveiros de gotas grandes

Tabela 5.3.3.2.1(b): Parâmetros de projeto para a proteção de plásticos armazenados em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas sem prateleiras sólidas até 7,6 m (25 ft) utilizando chuveiros de controle para aplicações específicas (K = 16,8)

Treliças de madeira sob piso

1) quando chuveiros de gotas grandes com K = 11.2 forem instalados sob pisos com treliças de madeira, sua pressão mínima de operação deve ser 3,4 bar (50 psi);

2) quando cada espaço vazado, das treliças de madeira são totalmente protegidos em profundidade em intervalos que não excedam 6,1 m (20 ft), podem ser usadas as pressões mais baixas especificadas na Tabela 5.3.3.2.1(a).

A área de operação deve ser retangular e o comprimento de seu lado paralelo aos ramais deve ser equivalente a pelo menos 1,2 vezes o valor da raiz quadrada da área formada pelos chuveiros que devem ser incluídos na área de operação. Qualquer fração de chuveiro deve ser incluída na área de operação.

Sistemas de ação prévia

1) Para fins de uso das Tabelas 5.3.3.2.1(a) e 5.3.3.2.1(b), os sistemas de ação prévia devem ser classificados como sistemas de tubo seco;

2) O sistema de ação prévia pode ser tratado como um sistema de tubo molhado quando puder ser demonstrado que o sistema de detecção que o aciona permite que a água atinja os chuveiros quando estes entrarem em operação.

O diâmetro nominal dos ramais (incluindo niples de elevação) deve cumprir com os seguintes requisitos:

1) Os diâmetros dos tubos não devem ser menores que 33 mm (1 ¼ in) nem maiores que 51 mm (2 in) ;

2) As tubulações de início do ramal podem ter diâmetro de 64 mm (2 ½ in) ;

3) Quando os ramais forem maiores que 51 mm (2 in) , o chuveiro será alimentado por um niple de elevação para elevá-lo 330 mm (13 in) no caso de tubos de 64 mm (2 ½ in) , e 380 mm (15 in), no caso de tubos de 76mm (3 in). Essas medidas devem ser tomadas entre o eixo longitudinal do tubo e o defletor. Outra opção é fazer um deslocamento horizontal do chuveiro de, no mínimo, 305 mm (12 in).

5.3.3.3 Parâmetros de proteção para armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes utilizando chuveiros ESFR

5.3.3.3.1 A proteção de plásticos não expandidos, em caixas de papelão ou não, e de plásticos expandidos em caixas de apelão, armazenados em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas, deve ser feita conforme a Tabela 5.3.3.3.1.

A proteção com chuveiros ESFR não pode ser aplicada a:

1) armazenagem em estruturas porta-paletes com prateleiras sólidas;

2) armazenagem em estruturas porta-paletes envolvendo caixas ou recipientes abertos combustíveis.

5.3.3.3.2 Sistemas com chuveiros ESFR devem ser projetados de modo que a pressão mínima de operação não seja inferior à indicada na Tabela 5.3.3.3.1 para tipo de armazenagem, mercadoria, altura de armazenagem e altura de edifício.

5.3.3.3.3 A área de operação deve ter os 12 chuveiros com maior demanda hidráulica, consistindo de 4 chuveiros em 3 ramais. A área deve ter, no mínimo, 89 m² (960 ft²).

5.3.3.3.4 Para fins de cálculo hidráulico, quando houver chuveiros ESFR instalados acima e abaixo de obstruções, a descarga de até dois chuveiros em um dos níveis deve ser somada à descarga do outro nível.

Tabela 5.3.3.3.1: Parâmetros de proteção para armazenagem de plásticos em estruturas porta-paletes sem prateleiras sólidas até 7,6 m (25 ft) de altura utilizando chuveiros ESFR

 

5.3.3.4 Chuveiros internos para a proteção de armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes.

5.3.3.4.1 Localização de chuveiros internos para a proteção de armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes. Os chuveiros internos em estruturas porta-paletes devem ser instalados conforme a Figura 5.3.3.1.5(a) até a Figura 5.3.3.1.5(f).

5.3.3.4.2 Espaçamento de chuveiros internos para a proteção de armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes.

Distância livre entre chuveiros internos e o material armazenado. Uma distância livre vertical de pelo menos 6-in. (152,4 mm) deve ser mantida entre os defletores e o topo de cada nível de material armazenado.

O espaçamento dos chuveiros internos em estruturas porta-paletes deve ser o indicado pela Figura 5.3.3.1.5(a) e Figura 5.3.3.1.5(f).

5.3.3.4.3 Demanda de água de chuveiros internos para a proteção de armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes. A demanda de água dos chuveiros internos deve ser baseada na operação simultânea dos chuveiros mais remotos hidraulicamente:

1) 8 chuveiros, quando somente um nível for instalado nas estruturas porta-paletes;

2) 14 chuveiros (7 em cada um dos 2 níveis mais altos), quando mais de um nível for instalado em estruturas porta-paletes.

5.3.3.4.4 Pressão de descarga de chuveiros internos para a proteção de armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes. A pressão de descarga dos chuveiros internos nunca deve ser inferior a 1 bar (15 psi), independentemente do tipo de mercadoria.

5.3.3.5 Parâmetros especiais de proteção para armazenagem de plásticos até 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes.

5.3.3.5.1 Prateleiras vazadas

As prateleiras vazadas são equivalentes a prateleiras sólidas se as exigências de 5.3.3.5.1 não forem atendidas.

Tabela 5.3.3.3.1: Parâmetros de proteção para armazenagem de plásticos em estruturas porta-paletes sem prateleiras sólidas até 7,6 m (25 ft) de altura utilizando chuveiros ESFR (cont.)

Estruturas porta-paletes simples e duplas com prateleiras vazadas podem ser protegidas por sistemas de tubo molhado capazes de fornecer, no mínimo, uma densidade de 24,5 L/min/m² (0.6 gpm/ft²) sobre uma área mínima de 186 m² (2000 ft²), ou por sistemas com chuveiros ESFR de K=14,0 operando à pressão mínima de 3,5 bar (50 psi), com chuveiros ESFR de K=16,8 operando à pressão mínima de 1,7 bar (32 psi), ou chuveiros ESFR de K=25.2 operando à pressão mínima de 1 bar (15 psi), desde que todas as condições a seguir sejam atendidas:

1) Os chuveiros devem ser do tipo spray com fator K igual 11,2, 14,0 ou 16,8 e com temperatura de operação ordinária, intermediária ou alta e devem ser certificados para proteção de áreas de armazenagem, ou devem ser chuveiros ESFR com fator K igual a 14,0, 16,8 ou K-25,2;

2) As mercadorias protegidas devem ser limitadas as Classes I-IV, plásticos Grupo B e C, plásticos Grupo A em caixas de papelão (expandido e não expandido), e Plásticos Grupo A expostos (não expandidos);

3) As prateleiras vazadas devem ser feitas com ripas de espessura nominal mínima de 51 mm (2 in) e largura nominal mínima de 152 mm (6 in), fixadas por espaçadores que garantam uma abertura mínima de 51 mm (2 in) entre cada ripa;

4) Quando forem usados chuveiros com K igual a 11,2, 14,0 ou 16,8, não deve haver prateleiras vazadas na estrutura porta-paletes acima do nível de 3,7 m (12 ft); Telas metálicas (mais que 50% de abertura) podem ser usadas nos níveis acima de 3,7 m (12 ft) de altura;

5) Devem ser mantidos vãos verticais transversais de pelo menos 76mm (3 in) de largura a cada 3,1 m (10 ft) medidos horizontalmente; devem ser mantidos vãos verticais longitudinais de pelo menos 152 mm (6 in) de largura em estruturas porta-paletes duplas. Vãos verticais longitudinais não são necessários quando forem usados chuveiros ESFR;

6) A máxima altura do telhado deve ser 8,2 m (27 ft), ou 9,1 m (30 ft) (quando forem utilizados chuveiros ESFR);

7) A máxima altura de armazenagem permitida deve ser 6,1 m (20 ft);

8) Compensado ou materiais similares não devem ser colocados sobre as prateleiras vazadas de modo que os espaços de 51 mm (2 in) entre ripas sejam bloqueados, nem devem ser colocados sobre as prateleiras de telas metálicas.

5.3.4 Parâmetros de proteção para armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV em estruturas porta-paletes até 7,6 m (25 ft) de altura
5.3.4.1 Parâmetros de proteção de armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV em estruturas porta-paletes até 7,6 m (25 ft) de altura utilizando chuveiros de controle área-densidade

5.3.4.1.1 A demanda de água para a proteção de mercadorias não encapsuladas armazenadas em estruturas porta-paletes simples e duplas, sem prateleiras sólidas, separadas por corredores de pelo menos 1,2 m (4 ft) de largura, e com, no máximo, 3,1 m (10 ft) de distância livre teto-topo da carga, deve ser baseada em uma área de operação de 186 m² (2000 ft²). Se forem usados chuveiros de temperatura ordinária, a descarga mínima deve ser 10,2 L/min/m² (0,25 gpm/ft²) para mercadorias Classe I, 0,3 gpm/ft² (12,2 L/min/m²) para mercadorias Classes II e III, e 0,35 gpm/ft² (14,3 L/min/m²) para mercadorias Classe IV. Caso sejam usados chuveiros de temperatura alta, a descarga mínima deve ser 0.35 gpm/ft² (14,3 L/min/m²) para mercadorias Classe I, 0.4 gpm/ft² (16,3 L/min/m²) para mercadorias Classe II e III, e 0,45 gpm/ft² (18,3 L/min/m²) para mercadorias Classe IV. (Ver Tabela 5.3.4.1.1.).

5.3.4.1.2 Quando a armazenagem, conforme descrita em 5.3.4.1.1, for encapsulada, a densidade dos chuveiros de teto deve ser 25% maior do que a densidade utilizada para armazenagem não encapsulada.

5.3.4.1.3 A demanda de água para a proteção de mercadorias não encapsuladas armazenadas em estruturas porta-paletes múltiplas, sem prateleiras sólidas, separadas por corredores de pelo menos 1,2 m (4 ft) de largura, e com, no máximo, 3,1 m (10 ft) de distância livre teto-topo da carga, deve ser baseada em uma área de operação de 186 m² (2000 ft²). Se forem usados chuveiros de temperatura ordinária, a descarga mínima deve ser 10,2 L/min/m² (0,25 gpm/ft²) para mercadorias Classe I, 0,3 gpm/ft² (12,2 L/min/m²) para mercadorias Classes II e III, e 0,35 gpm/ft² (14.3 L/min/m²) para mercadorias Classe IV. Caso sejam usados chuveiros de temperatura alta, a descarga mínima deve ser 0,35 gpm/ft² (14,3 L/min/ m²) para mercadorias Classe I, 0,4 gpm/ft² (16,3 L/min/m²) para mercadorias Classe II e III, e 0,45 gpm/ft² (18,3 L/min/m²) para mercadorias Classe IV. (Ver Tabela 5.3.4.1.3.).

5.3.4.1.4 Quando a armazenagem for encapsulada, a densidade dos chuveiros de teto deve ser 25% maior do que a densidade utilizada para armazenagem não encapsulada.

5.3.4.2 Parâmetros de proteção para proteção de armazenagem em estruturas porta-paletes de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura utilizando chuveiros de gotas grandes e chuveiros de controle para aplicação específica.

5.3.4.2.1 A proteção de mercadorias Classe I a Classe IV armazenadas em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas, sem prateleiras sólidas, deve ser feita de acordo com a Tabela 5.3.4.2.1.

5.3.4.2.2 Quando for exigida a proteção com chuveiros internos pela Tabela 5.3.4.2.1, o espaçamento, pressão de projeto e parâmetros de cálculo hidráulico dos chuveiros internos devem atender aos requisitos de 5.3.2.4, conforme o tipo de mercadoria.

5.3.4.2.3 A mínima pressão de operação e número de chuveiros a serem incluídos na área de operação devem ser determinados pela Tabela 5.3.4.2.1.

Para fins de projeto, a maior pressão de descarga no chuveiro mais remoto hidraulicamente deve ser 6,6 bar (95 psi).

Tabela 5.3.4.1.1: Estruturas porta-paletes duplas sem prateleiras sólidas, com mercadorias Classe I a Classe IV armazenadas acima de 7,6 m (25 ft) de altura, corredores com largura de 1,2 m (4 ft) ou maiores

Treliças de madeira sob piso

1) quando chuveiros de gotas grandes com K=11.2 forem instalados sob pisos com treliças de madeira, sua pressão mínima de operação deve ser 3,4 bar (50 psi);

2) quando cada espaço vazado, das treliças de madeira são totalmente protegidos em profundidade em intervalos que não excedam 6,1 m (20 ft), podem ser usadas as pressões mais baixas especificadas na Tabela 1.2.4.2.1.

A área de operação deve ser retangular e o comprimento de seu lado paralelo aos ramais deve ser equivalente a pelo menos 1,2 vezes o valor da raiz quadrada da área formada pelos chuveiros que devem ser incluído na área de operação. Qualquer fração de chuveiro deve ser incluída na área de operação.

Sistemas de ação prévia

1) para fins de uso da Tabela 5.3.4.2.1, os sistemas de ação prévia devem ser classificados como sistemas de tubo seco;

2) o sistema de ação prévia pode ser tratado como um sistema de tubo molhado quando puder ser demonstrado que o sistema de detecção que o aciona permite que a água atinja os chuveiros quando estes entrarem em operação.

O diâmetro nominal dos ramais (incluindo niples de elevação) deve cumprir com os seguintes pontos:

1) os diâmetros dos tubos não devem ser menores que 33mm (1 ¼ in) nem maiores que 51 mm (2 in) ;

2) as tubulações de início do ramal podem ter diâmetro de 64 mm (2 ½ in) ;

3) quando os ramais forem maiores que 51 mm (2 in) , o chuveiro será alimentado por um niple de elevação para elevá-lo 330 mm (13 in) no caso de tubos de 64 mm (2 ½ in) , e 380 mm (15 in), no caso de tubos de 76mm (3 in). Essas medidas devem ser tomadas entre o eixo longitudinal do tubo e o defletor. Outra opção é fazer um deslocamento horizontal do chuveiro de, no mínimo, 305 mm (12 in).

Os elementos estruturais de aço de edifícios não necessitam proteção especial quando a Tabela 5.3.4.2.1 for aplicada.

5.3.4.3 Parâmetros de proteção para armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes utilizando chuveiros ESFR

A proteção de áreas de armazenagem de mercadorias Classe I a Classe IV em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas deve ser feita de acordo com a Tabela 5.3.4.3.1.

A proteção com chuveiros ESFR não pode ser aplicada a:

1) Armazenamento em estruturas porta-paletes com prateleiras sólidas;

2) Armazenagem em estruturas porta-paletes envolvendo caixas ou recipientes abertos combustíveis.

5.3.4.3.1 Sistemas com chuveiros ESFR devem ser projetados de modo que a pressão mínima de operação não seja inferior à indicada na Tabela 5.3.4.3.1 para tipo de armazenagem, mercadoria, altura de armazenagem e altura de edifício.

5.3.4.3.2 A área de operação deve ter os 12 chuveiros com maior demanda hidráulica, consistindo de 4 chuveiros em 3 ramais. A área deve ter, no mínimo, 89 m² (960 ft²).

5.3.4.3.3 Quando exigido pela Tabela 5.3.4.3.1, um nível de chuveiros internos de resposta rápida de temperatura ordinária, com K=8,0, deve ser instalado no nível do andar mais próximo, mas não excedendo metade da máxima altura de armazenagem. O cálculo hidráulico do sistema de chuveiros internos deve considerar os 8 chuveiros mais remotos hidraulicamente, a 3,4 bar (50 psi). Os chuveiros internos devem ser instalados na interseção dos vãos verticais longitudinais e transversais. O espaçamento horizontal não pode exceder intervalos de 5 ft (1,5m).

5.3.4.3.4 Para fins de cálculo hidráulico, quando houver chuveiros ESFR instalados acima e abaixo de obstruções, a descarga de até 2 chuveiros em um dos níveis deve ser somada à descarga do outro nível.

5.3.4.4 Chuveiros internos para a proteção de armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes

5.3.4.4.1 Localização dos chuveiros internos para a proteção de armazenagem em estruturas porta-paletes de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura

Estruturas porta-paletes duplas

1) Em estruturas porta-paletes duplas sem prateleiras sólidas e com uma distância livre máxima entre o teto e o topo da carga de 3,1 m (10 ft), os chuveiros internos devem ser instalados conforme a Tabela 5.3.4.1.1 e as Figuras 5.3.4.4.1.1(a) até 5.3.4.4.1.1(j). O nível mais alto de chuveiros internos não deve estar menos de 3,1 m (10 ft) abaixo do topo da carga. Quando houver estruturas porta-paletes simples misturadas a estruturas duplas, devem ser usadas a Tabela 5.3.4.1.1 e as Figuras 5.3.4.4.1.1(a) até 5.3.4.4.1.1(j);

2) As Figuras 5.3.4.4.1.2(a) até 5.3.4.4.1.2(c) podem ser usadas para a proteção de estruturas porta-paletes simples.

Estruturas porta-paletes simples. Em estruturas porta-paletes simples sem prateleiras sólidas com mercadorias armazenadas a mais de 6,1 m (25 ft) de altura e distância livre teto-topo da carga de, no máximo, 3,1 m (10 ft), os chuveiros devem ser instalados conforme as Figuras 5.3.4.4.1.2(a) até 5.3.4.4.1.2(e). Para estruturas porta-paletes simples, quando as figuras mostrarem chuveiros internos nos vãos verticais transversais centrados entre as faces das estruturas, será permitido posicioná-los no vão vertical transversal em qualquer ponto entre as faces da carga.

Tabela 5.3.4.1.3: Estruturas porta-paletes com mercadorias Classe I até Classe IV armazenadas acima de 7,6 m (25 ft) de altura

Tabela 5.3.4.1.5: Duração do reservatório para proteção de armazenagem de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura em estruturas porta-paletes

Tabela 5.3.4.2.1(a): Parâmetros de projeto para a proteção de mercadorias Classe I até Classe IV armazenadas em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas sem prateleiras sólidas acima de 7,6 m (25 ft) utilizando chuveiros de gotas grandes

 

Tabela 5.3.4.3.1: Proteção de mercadorias Classe I até Classe IV armazenadas em estruturas porta-paletes sem prateleiras sólidas, acima de 7,6 m (25 ft) de altura, utilizando chuveiros ESFR

 

Figura 5.3.4.4.1.1(a): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, altura de armazenagem entre 25 ft e 30 ft (7,6 m e 9,1 m)

Figura 5.3.4.4.1.1(b): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, altura de armazenagem acima de 25 ft e 30 ft (7,6 m e 9,1 m)

Figura 5.3.4.4.1.1(c): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, altura de armazenagem entre 25 ft e 30 ft (7,6 m e 9,1 m)

Figura 5.3.4.4.1.1(d): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 1.

Figura 5.3.4.4.1.1(e): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 2.

Figura 5.3.4.4.1.1(f): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 3.

 

Figura 5.3.4.4.1.1(g): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, II ou III, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft)- Opção 4.

Figura 5.3.4.4.1.1(h): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II, Classe III ou Classe IV, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 1.

Figura 5.3.4.4.1.1(i): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II, Classe III ou Classe IV, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 2.

Figura 5.3.4.4.1.1(j): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II, Classe III ou Classe IV, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 3.

Figura 5.3.4.4.1.2(a): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II, Classe III ou Classe IV, estruturas porta-paletes simples, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 1.

Figura 5.3.4.4.1.2(b): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, estruturas porta-paletes simples, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 1.

Figura 5.3.4.4.1.2(c): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, estruturas porta-paletes simples, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 2.

Figura 5.3.4.4.1.2(d): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II, Classe III ou Classe IV, estruturas porta-paletes simples, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 2.

Figura 5.3.4.4.1.2(e): Distribuição de chuveiros internos, mercadorias Classe I, Classe II, Classe III ou Classe IV, estruturas porta-paletes simples, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft) – Opção 3.

Figura 5.3.4.4.1.3(a): Distribuição de chuveiros internos, estruturas porta-paletes múltiplas, mercadorias Classe I, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft)

Figura 5.3.4.4.1.3(b): Distribuição de chuveiros internos – estruturas porta-paletes múltiplas, mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft)

Localização dos chuveiros internos para a proteção de armazenagem em estruturas porta-paletes múltiplas de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura.

Em estruturas porta-paletes múltiplas com distância livre máxima teto-topo da carga de 3,1 m (10 ft), a proteção deve ser feita conforme a Tabela 5.3.4.1.3. Os chuveiros internos devem ser como indicados nas Figuras 5.3.4.4.1.3(a) até 5.3.4.4.1.3(c). O nível mais alto de chuveiros internos não deve estar a mais de 3,1m (10 ft) abaixo da máxima altura de armazenagem para mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, ou 1,5 m (5 ft) abaixo do topo da carga para mercadorias Classe IV.

Figura 5.3.4.4.1.3(c): Distribuição de chuveiros internos – Estruturas porta-paletes múltiplas, mercadorias Classe I, Classe II, Classe III ou Classe IV, altura de armazenagem acima de 7,6 m (25 ft)

5.3.4.4.2 Espaçamento dos chuveiros internos para a proteção de armazenagem em estruturas porta-paletes de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura

Espaçamento dos chuveiros internos. Os chuveiros internos devem ser escalonados horizontal, e verticalmente quando instalados conforme a Tabela 5.3.4.1.1, Figuras 5.3.4.4.1.1(a) até 5.3.4.4.1.1(j) e Figuras 5.3.4.4.1.2(a) até 5.3.4.4.1.2(e).

Os chuveiros internos para armazenagem de altura maior que 7,6 m (25 ft) em estruturas porta-paletes duplas devem ser espaçados horizontalmente e posicionados no espaço horizontal mais próximo dos intervalos especificados na Tabela 5.3.4.1.1 e Figuras 5.3.4.4.1.1(a) até 5.3.4.4.1.1(j).

Espaçamento dos chuveiros internos. O espaçamento horizontal máximo dos chuveiros em estruturas porta-paletes múltiplas com armazenagem com altura maior de 7,6 m (25 ft) deve ser feito conforme as Figuras 5.3.4.4.1.3(a) até 5.3.4.4.1.3(c).

5.3.4.4.3 Demanda de água dos chuveiros internos para a proteção de armazenagem em estruturas porta-paletes de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura. A demanda de água dos chuveiros internos deve ser baseada na operação simultânea dos chuveiros mais remotos hidraulicamente:

1) 6 chuveiros, quando somente um nível for instalado em estruturas porta-paletes com mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III;

2) 8 chuveiros, quando somente um nível for instalado em estruturas porta-paletes com mercadorias Classe IV;

3) 10 chuveiros (5 em cada um dos níveis mais altos), quando mais de um nível for instalado em estruturas porta-paletes com mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III;

4) 14 chuveiros (7 em cada um dos 2 níveis mais altos), quando mais de um nível for instalado em estruturas porta-paletes com mercadorias Classe IV.

5.3.4.4.4 Descarga dos chuveiros internos para a proteção de armazenagem em estruturas porta-paletes de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura.

A vazão dos chuveiros internos nunca deve ser inferior a 113,6 L/min (30 gpm), independentemente do tipo de mercadoria.

5.3.4.5 Parâmetros especiais de proteção para armazenagem em estruturas porta-paletes de mercadorias Classe I até Classe IV acima de 7,6 m (25 ft) de altura

5.3.4.5.1 Sistemas de espuma de alta expansão. Quando sistemas de espuma de alta expansão forem usados juntamente com sistemas de chuveiros de teto, a densidade mínima dos chuveiros de teto deve ser 8,2 L/min/m² (0.2 gpm/ft²) para mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, e 10,2 L/min/m² (0,25 gpm/ft²) para mercadorias Classe IV, para a área de operação de 186 m² (2000 ft²) mais remota hidraulicamente.

Quando sistemas de espuma de alta expansão forem usados juntamente com sistemas de chuveiros de teto, a densidade mínima dos chuveiros de teto deve ser 8,2 L/min/m² (0,2 gpm/ft²) para mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, e 10,2 L/min/m² (0.25 gpm/ft²) para mercadorias Classe IV, para a área de operação de 186 m² (2000 ft²) mais remota hidraulicamente.

Os sistemas de espuma de alta expansão usados para proteção de material armazenado a mais de 7,6 m (25 ft) até 10,7 m (35 ft) de altura devem ser usados conjuntamente com chuveiros de teto. O tempo máximo de submersão de espuma de alta expansão deve ser de 5 min para mercadorias Classe I, Classe II ou Classe III, e 4 min para mercadorias Classe IV.

5.3.5 Parâmetros de proteção para armazenagem de plásticos em estruturas porta-paletes acima de 7,6 m (25 ft) de altura
5.3.5.1 Parâmetros de proteção para armazenagem de plásticos em estruturas porta-paletes simples, duplas e múltiplas acima de 7,6 m (25 ft) de altura, com distância livre de 3,1 m (10 ft) entre o teto e o topo da carga, utilizando chuveiros de controle área-densidade.

5.3.5.1.1 Demanda de água dos chuveiros de teto. A demanda de água dos chuveiros de teto, dada em termos de densidade [ L/min/m²(gpm/ft²)] e área de operação [ m²(ft²) do teto], para plásticos Grupo A em caixas de papelão, encapsuladas ou não, devem ser selecionadas na Tabela 5.3.5.1.1.

5.3.5.1.2 Quando houver estruturas porta-paletes simples misturadas a estruturas duplas, a Figura 5.3.5.1.2(a) ou a Figura 5.3.5.1.2(b) devem ser usadas de acordo com a altura de armazenagem correspondente.

As Figuras 5.3.5.1.2.1(a) até 5.3.5.1.2.1(c) podem ser usadas para a proteção de estruturas porta-paletes simples.

Venha participar da maior comunidade de segurança contra incêndio do Brasil.