Parecer Técnico – Dimensionamento da reserva de incêndio do sistema de hidrantes

Você está visualizando atualmente Parecer Técnico – Dimensionamento da reserva de incêndio do sistema de hidrantes

O Corpo de Bombeiros de São Paulo publicou no Diário Oficial de 05 de março de 2021, o Parecer Técnico nº CCB-017/800/21 que trata do dimensionamento da reserva de incêndio do sistema de hidrantes.

Parecer Técnico nº CCB-017/800/21 - Dimensionamento da reserva de incêndio do sistema de hidrantes

Assunto

Dimensionamento da reserva de incêndio do sistema de hidrantes.

Legislação de referência

Com o objetivo de facilitar a sua aplicação e entendimento, o Parecer Técnico nº CCB-018/800/21 foi referenciado nos seguintes locais:

Consulta

Padronização na interpretação no dimensionamento da reserva de incêndio para as edificações mistas.

Parecer Técnico

O Chefe do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndio, no uso de suas atribuições, resolve que:

a) a reserva técnica de incêndio de uma edificação com ocupação mista deve ser dimensionada considerando-se a área total da edificação e os critérios de dimensionamento do risco predominante;

b) a definição do risco predominante deve ser feita considerando a carga de incêndio da ocupação em função de sua respectiva área, com objetivo de identificar qual ocupação possui maior energia calorífica possível de ser liberada pela combustão completa de todos os materiais combustíveis;

c) o cálculo específico deve considerar os produtos das multiplicações dos valores das cargas de incêndio, conhecidas ou calculadas, pelas respectivas áreas ocupadas pelas ocupações/divisões. O risco predominante é o maior valor nominal encontrado.

O tipo de sistema de hidrantes deve ser dimensionado em função de cada ocupação e a bomba de incêndio deve atender os maiores valores de pressão e vazão, conforme prescrito na Instrução Técnica nº 22 de 2019.

As edificações e áreas de risco com ocupação/divisão J-4 (depósito com alta carga de incêndio) podem considerar, para fins específicos deste dimensionamento, o valor de 1.200 Mj/m² na definição de risco predominante.

Os Projetos Técnicos de Segurança contra Incêndio protocolados e aprovados pelo Corpo de Bombeiros, em data anterior a entrada em vigor do presente Parecer Técnico, podem manter as mesmas características presentes no ato da aprovação no que se refere aos parâmetros de sistema de hidrantes e reserva de incêndio.

O que é um Parecer Técnico?

A Instrução Técnica 01/2019 – Procedimentos administrativos, item 12, diz que o Parecer Técnico é um instrumento administrativo do Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, originário de consulta formal, de caráter vinculante, que tem como objetivo padronizar interpretações, procedimentos e esclarecer sobre obscuridade ou divergência observadas na legislação de segurança contra incêndio.

Link para acesso ao Parecer Técnico nº CCB-017/800/21

Legislação de Segurança contra Incêndio

O Guia SEGCI disponibiliza toda a legislação de segurança contra incêndio do Estado de São Paulo.

Composição da legislação em vigor:

Para mais informações, acesse www.guiasegci.com.br/legislacao

Faça o cadastro e receba conteúdos exclusivos, atualizações e novas publicações da legislação de segurança contra incêndio!












Conheça também o nosso catálogo de cursos clicando aqui

Deixe um comentário